sábado, 25 de dezembro de 2010

Profissão dificil

Ora cá estamos nós no fim de mais um Natal, péssimo no meu caso, mas que não é novidade nenhuma pois já estava a contar com isso, e cá volta a televisão portuguesa o mesmo programa natalício de sempre, que inclui a criança que não cresce (será que é porque passa todos os natais sozinho em casa?) às emissões da missa do galo e de circo.
Não vou comentar como foi o meu Natal, descansem, não vou para aqui criar um rol de cortar pulsos, mas ao estar a olhar apaticamente para a TV, acabei por dar por mim a pensar em duas coisas:
1º Continuo a não achar graça nenhuma à utilização de animais em circos!
2º Continuo a ter uma admiração enorme pelos palhaços.
Sempre adorei o circo, a magia por trás dele, o empenho, o amor e a dedicação das personagens que habitam os nossos sonhos mais férteis. Os malabaristas, as contorcionistas, os equilibristas… mas admiro sobretudo os palhaços… para mim uma profissão difícil e nobre.
Aliás se formos ver fazer chorar é fácil, uma música num momento difícil, um poema… um livro que nos toca, uma imagem num filme… mas fazer rir é tão mais difícil… tão mais completo!
E depois nada tem de ficção! Não se pode dizer, corta! E recomeçar novamente se houver engano se não nos parece engraçado… ali é cara a cara… nós e eles… e tantas vezes nos fazem rir estando eles a chorar por dentro!
E os que nada falam… nada dizem mas que nos fazem chorar a rir só com a expressão corporal é fabuloso… Por isso e porque estamos na época que mais nos lembramos destes artistas maravilhosos que tantas dificuldades passam…ciganos da arte! Lutadores de tradição o meu aplauso de pé e o meu agradecimento por me terem permitido sonhar quando menina.
Faltam 6 dias para o final do ano… Ufa que isto nunca mais acaba!

4 comentários:

M. disse...

Bem...Não gosto de circo...De quase nada...Acho deprimento (com animais acho um nojo).

É muito glamour mas vislumbra-se por detrás, facilmente, um sentimento contrário...

Não sei bem explicar...Um trauma de infância talvez...

medo de palhaços...lol

Paula disse...

M. para mim o circo sempre foi um misto de aventura e terror... os palhaços admiro o que são e o que fazem...

M. disse...

hummm...nem por isso. Nada contra...mas...não gosto...

Mas respeito.

Paula disse...

Tal como eu a ti e aos teus gostos!
:)