quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sentir pelos dedos...


Hoje dei por mim a pensar nas mãos. Sim tenho plena consciência que não estou muito bem, mas já marquei análises para saber o que se passa.
Dos nossos 5 sentidos e dos outros adjacentes dou extrema importância ao tacto e as mãos. Adoro ver umas mãos bonitas, acho aliás um dos pontos de maior sensualidade.
E depois as mãos são um cartão-de-visita, quem de nós nunca julgou alguém pela aparência das mãos de determinada pessoa?
Gosto do sentido, tacto, o que se pode sentir ou transmitir por este meio é maravilhoso, electrizante… Único!
Podemos sempre pensar que a magia de algo tem muito a ver com a quantidade de alma que lhe colocamos mas existem sempre coisas que não se consegue esconder quando o sentido utilizado tem como principal receptor a ponta dos dedos.
Gosto de tudo que tenha a ver com elas, anéis, luvas, unhas compridas ou curtas… desde de que bem hidratadas e tratadas as mãos são uma das partes para mim mais belas do corpo humano.
Adoro no escuro sentir o toque e tocar, percorrer os dedos na pele de quem se gosta, seja ele pais, filhos, namorado ou animais…. Sentir cada parte do corpo humano, com a sensibilidade maior e mais apurada pois não somos ajudados pela visão.
Para mim os cegos, sendo pessoas como qualquer outra, são de uma sensibilidade acima da média, ver com os dedos não é algo que se nasça, mas que se adquire… no caso deles á força das circunstâncias, no meu porque como estranha que sou, gosto de me reger por todos os sentidos, no mínimo engano-me menos no máximo sinto mais… e isso não é bom é óptimo.
Gosto de ver uma pessoa, falar com as mãos, ou melhor complementar uma conversa com as mãos, pessoas muito paradas, ou que falam comigo de braços cruzados fazem-me impressão e raramente confio nelas a 100%.
Gosto de beijar alguém de que maneira for, e de acompanhar esse acto de estrema intimidade com o carinhoso contacto da mão no rosto, ou no pescoço. Não o faço quando as circunstância do dia-a-dia, me obrigam a cumprimentar alguém com o sempre fino chuac-chuac em cada lado da cara, mas que vale por isso mesmo, um tocar não encostado de meio lábio meio rosto, rapidamente afastado por a proximidade não é o desejado naquela altura ou com aquela pessoa.
E no meio de tudo isto, das sensações que se tem com as mãos, das que se transmitem tem uma que é a que eu mais adoro, o sentir a terra entre os dedos…quando me dedico a jardinagem adoro o sentir a terra a entranhar-se nos meus dedos, mas minhas mãos, nas minhas unhas. Adoro o cheiro que fica quando mesmo depois de as lavar se sente subtilmente… Faz-me sentir tão fresca, tão simples… tão aconchegadamente humana… No resumo faz-me regredir as origens do que somos e do que não podemos fugir.
Tenho pena, aliás dói-me o coração ver as profissões manuais, serem tão ingratamente ofendidas e deixadas de ser procuradas, porque hoje todos querem ser Dr., Eng. ou afins… deixamos de ter quem trabalhe com as mãos… com este maravilhoso instrumento…
E não posso deixar de me interrogar se no fim de tanta evolução, de termos conseguido o polegar, o dedo oponível… que tanto jeitinho nos dá…. Não estaremos nós a regredir?


6 comentários:

M. disse...

os mãos...os olhos do coração...


Já disseste tudo. Que iria acrescentar mais? Seria sem sentido.

Bom vento te leva.

Paula disse...

M. bom vento te traga, sempre... é bom sentir os teus complementos grandes ou pequenos e que fazem sempre tanto sentido

Mega disse...

As mãos dizem imenso.
Pelo aspecto, pelo movimento, pelos actos.
E as tuas muito dizem.
De diversos modos.
E tambem eu gosto de me expressar com as mãos.
Beijo de mão dada

Paula disse...

Quando gostamos de algo transmitimos muito por ele.
Beijos de maos dadas ou com toque entre eles.

Gi disse...

Este post passou-me não comentei...
Fica sabendo que é a coisa que mais aprecio num homem...Mãos!
Mas eu tenho um problema com as minhas.Passo a expor:gosto de andar com as mãos um must porque falo com elas;em contrapartida,adoro trabalhos manuais,facto que não se coaduna com umas unhas bué de chiques!Pronto,mas quero dizer que gosto das unhas em tons discretos!
Mas o assunto era mãos...Servem para tanta coisa!
Beijinhos*

Paula disse...

Servem principalmente para mimar alguem e a nós mesmos.
Beijos