sábado, 7 de maio de 2011

O elixir da perfeiçao vem em pílulas?

Já passei na minha vida pela fase crente que os comprimidos milagrosos anunciados na televisão de facto funcionavam…
Comprimidos para reduzir celulite, dar as medidas certas ao corpo (seja lá o que isso for), para crescer o cabelo… para reduzir a fome… aumentar o peito… tirar as rugas… enfim um sem nunca acabar de “milagres da ciência” que prometem silhuetas de Deusa e pele de Querubim estejamos nós em que condição estivermos.
Se juntarmos a isso as fachas modeladoras, as máquinas que fazem por nós 500 mil abdominais ao segundo… assim como os cremes… por esta altura estaríamos belas frescas e fofas… e homogéneas… todas iguais entre si… todas e todos porque isto já se estendeu também ao lado masculino da nossa sociedade.
Tive a sorte de me ter sido vetada qualquer tentativa de tomar qualquer um destes elixires da perfeição… na altura porque era nova de mais… ao qual agradeço encarecidamente.
Agora mais velha confesso que já tomei alguns complementos alimentares… para criar no meu organismo reservas para certas falhas que nele se apresentavam assim como alguns diuréticos que me ajudam nesta minha maldita retenção de líquidos… e sempre que os tomei tive plena consciência que não ia passar de Utena para Angelina Jollie… até porque modéstia aparte sou muito mas muito mais gira que ela J
No entanto é assustador assistir aos canais de televisão, principalmente antes e depois de programas como o Peso Pesado (Biggest Looser), independentemente do que possam considerar o programa é educativo e alerta para certos hábitos a serem evitados, e 90% da publicidade centrar-se em redor destes complementos que de nada servem a não ser quando acompanhados de dietas rigorosas e exercícios adequados a perda de peso, redução de volume e formação muscular… onde se chega a brilhante conclusão que se isso fosse feito eles de nada serviriam.
O mesmo acontece com os que supostamente ajudam a controlar o apetite e que devem ser bebidos com dois copos de água grandes antes de cada refeição… ora bebam lá dois copos de água antes de comer e depois digam-me se ficam com a mesma fome para atacar o farnel.
O que mais me assusta… mais que a gravidade que alguns químicos podem causar á saúde… é que se criou uma mentalidade infantil e limitada a volta destas novas drogas da sociedade que mesmo que se coma… 15 MC Donalds e 2 Pizzas Grandes por dia desde de que se tome religiosamente as pílulas coloridas nada se vai alojar nas ancas… nas coxas… ou como diz o nosso amado Herman José nas nalgas…
E vai! Acordem lá para a realidade que vai!
Por isso se querem mudar o corpo… façam-no porque é algo que vocês desejam e não porque é moda na sociedade… modas vêm e vão… aliás até a relativamente pouco tempo a mulher queria-se opulenta e rechonchuda… e com celulite sinal que tinham bastantes reservas para ter filhos… façam o que fizerem façam por vocês… pela vossa saúde.
Já agora deixo-vos um texto de Paulo Coelho que um dia li e que várias vezes recordo… penso que nele se resume tudo…
Apreciem:

“As mulheres pela visão de um homem...
Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção. Não temos a menor ideia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação se dá de outra forma, isso quer dizer: se tem forma de guitarra... está bem.
Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas. As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheiinhas, carnudas... Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fracção de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, parecem odiar as mulheres e com elas competem. Suas modas são rectas e sem formas.
A maquilhagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheiinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.
As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não da para entrar, sem ficar psicótica, no mesmo vestido que usava aos 18. Uma mulher de 45, que entra na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.
Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua tendência a culpas. Ou seja, aquela que, quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes); quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (não se sabotei-a e não sofre); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que gosta, compra; quando tem que economizar, economiza.
Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tiram a beleza. São testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos em formol, nem em spa... Viveram!
O corpo da mulher é o sagrado recinto da gestação de toda a humanidade, onde foi alimentada, ninada e, sem querer, marcada por estrias, cesarianas e demais coisas que fizeram parte do processo que contribuiu para que estivéssemos vivos.
Portanto, Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto.”

É preciso dizer mais alguma coisa?
Namasté!

10 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Creio que esse programa do peso pesado vai dar origem a uma geração que vai engordar somente para um dia mais tarde vir a aparecer na TV a fazer essas figuras tristes! Sim, que tudo vale para aparecer na TV!

Pink Poison disse...

LIndo texto!
Adorei, pratico cum desporto e uso cremes profissionais anti celulite e refirmantes mas sem agua, exercicio e poucas gorduras... Nada nos safa. Mas gostod emim como sou!!!
beijoca

Pink Poison disse...

tens desafio no meu sitio...

Paula disse...

L'Enfant,
Acredito que sim... que tudo valha para aparecer na televisão mas se pelo menos 2 ou 3 miudos tirarem lições validas disso não terá valido a pena?
Beijinho

Paula disse...

Pink,
Esse é o primeiro passo para a vida fluir livre feliz e segura...
E um creme ou um suplemento não faz mal... tudo na vida com peso conta e medida vale a pena.
=)

Paula disse...

Pink,
Adoro um desafio.
Vou passar pelo teu cantinho para ver.

Sofia disse...

Olá linda, de vez em quando necessitamos de tomar "vitaminas", inofensivas desde que mantenhamos a nossa essência :-)
Beijinhos,
Sofia

Coisas de Feltro disse...

Paulo Coelho falou, tá falado. Gostei desta faceta dele, conheço mais a outra. Excelente texto Utena.
Beijo grande

Paula disse...

Sofia,
Tudo faz falta com peso conta e medida... e sem fantasias que se podem tornar perigosas para a nossa sobrevivencia fisica e mental.
Beijinho

Paula disse...

Coisas de Feltro,
Adoro os pequenos textos dele que raramente se vê publicado em livros... é uma faceta mais desconhecida mas mesmo assim fascinante.
Obrigada,
Beijinho