segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os Deuses devem estar loucos...

“Os Deuses devem estar loucos… ou isto é um castigo pelo mais grave dos nossos pecados”, deve ter sido isto que aquelas mal fadadas tribos devem ter pensado quando viram aquelas 12 flores de estufa a aterrar de pára-quedas no meio da comunidade.
Mas o que raio é que se passou pela cabeça desta gente para se expor aquilo? O desejo de aparecer e ser falado é assim tanto que não tivessem ponderado onde se iam meter e nas consequências que poderiam advir dos seus actos?
Ontem pela noite tive em frente ao ecrã a tentar ver sem ser demasiado crítica o inicio do programa “Perdidos na Tribo” e entre sintomas de asco absoluto… vómitos… incredulidade que de facto não estava a ver o que se lá estava a passar até um sensação de pena por aquelas pessoas, as tribos claro está, a uma vontade de esbofetear uns e outros passei por tudo.
Acreditem que de incrédula, passei a irritada e de irritada a completamente atónita… aquilo ontem foi um chorrilho de emoções, nenhum deles bom… nenhum deles que não me fizesse pensar que continuamos na era do lixo televisivo… do vale tudo na guerra das audiências.
O mais dramático e trágico disto tudo é que nem podemos colocar a maior parte da culpa nos canais televisivos… não se fariam este tipo de programas se não houvesse audiência e há!
Até eu ontem contribui para as estatísticas pois cheguei a um ponto em que o cérebro ficou de tal maneira dormente que não consegui mudar de canal de televisão.
Não que as alternativas fossem em qualquer um dos outros 3 melhores!
A sensação com que eu fiquei foi que mais uma vez os Europeus se acham donos e senhores do mundo e da verdade…. Ouvir coisas como:
“Ainda bem que viemos, vamos passar a nossa cultura para eles… principalmente para as mulheres!”
A sério? Mas eles pediram isso foi? Acham que viram descobrir a América e eles são uns atrasados que não sabem o que cá andam a fazer? E porque? Porque em poucos anos com a educação que leva a nossa juventude vai pensar que frango é aquele animal que se vende dentro de um saco de plástico no supermercado e isso faz de nós avançados e melhores?
Esta gente foi para um país distante… conviver com uma tribo que nem a nossa língua fala… que nem a língua da gente das cidades daquele país fala… instruíram-se sobre as regras e os costumes? Não!
Para quê? Nós somos os maiores que sabemos tudo e vamos “educar” estes desgraçados que para aqui andam!
Tantos séculos depois das colonizações continuamos com o mesmo pensamento… fomos nós que viemos mas eles é que se adaptam a nós!
Saiu-lhes literalmente o tiro pela culatra… entre castigos e desmaios de fome houve de tudo… porque em ambientes inóspitos vivem-se segundo regras… e come-se o que há… o que se divide entre todos sem pensar em mais nada apenas na sobrevivência… se não comeram era porque não estavam no limite senão marchava tudo.
No meio disto da tribo que mais simpatia nutro é mesmo a da Namíbia que para além das flores levaram com a ave rara José Castelo Esbranquiçado (como lhe chama uma grande amiga), que para além de baralhar toda a gente com a suposta masculinidade… ainda se achou Rei da Palhota e Senhora das Bostas da Vaca andante…
O ridículo disto tudo é que foi levado para a palhota das mulheres… onde ele dizia preferir estar mas depois de visionado e apalpado regressou a dos homens… pelo menos até decidir manter a carne pendurada no talho.
Nesta tribo acredito que mais que as dificuldades linguísticas… mais difícil que a adaptação as regras e a comida terá sido lidar com aquela coisa que para ali foi vinda sabe-se lá de onde!
E aqui mais uma vez reforço as pessoas gostam de ver o banalidade e a baixeza de um ser humano senão não havia por ai tanta e tanto histérico a gritar por ele.
A certeza com que fiquei depois de ver aquilo? Que vai ser mais um programa de tricas e mexericas… com pessoas a passaram mal… com hábitos a serem destruídos… com tribos que nunca mais serão as mesmas e porque?
Porque houve alguém… num dia qualquer… que decidiu que para se ser alguém se tinha de aparecer na televisão independentemente do quê ou de como se fizesse isso.
Valha-me a paciência… eu vou dar voz a minha indignação! Vou desligar a televisão!
(Olha até rimou e tudo)

16 comentários:

Mary disse...

É bem verdade.
Mas ontem também não consegui resistir e vi o programa..mas agora acho que me vou viciar só pra ver se aquela coisa aguenta. Nem que o chefe da tribo lhe dê no focinho paneleiro dele, isso eu até gravava pra ver novamente.

Beijinho

Salvador disse...

Boa noite, Utena ))

Não é do seu tempo, mas 'Os Deuses devem estar loucos' foi dos filmes mais divertidos que vi. ))

Nokas disse...

Eu vi um bocadito e até fiquei parva!!

M. disse...

Os deuses são loucos...

Comemos o que nós queremos...


(pensei que já tinha comentado...lol)

Pink Poison disse...

vi pessoas que estavam a tentar levar aquilo na boa e outras que não tinham noção da experiência fantástica que lhes estão a pagar para ter. E ainda brincaram com aquela cultura. Terão eles noção do que é para aquelas pessoas, preparar um manjar para os que recebem e vê-los cuspir?
Também mudei de canal...

Paula disse...

Mary,
Aquela coisa é um atestado a paciencia de qualquer um...
Mas vende e é isso que a televisão quer...
Beijinho

Paula disse...

Salvador,
Vi os dois e adorei...
Altura em que as comédias eram inteligentes.
Beijinho

Paula disse...

Nokas,
Um bocadinho? Eu fiquei completamente

Paula disse...

M.
Comemos pois...
E os Deuses são loucos por nos enlouquecer...
=)

Unknown disse...

não sei do que falas Utena. mas vou saber.
não tenho visto muita tv. não é que seja muito diferente, mas tem sido mais Internet, onde a escolha é mais variada.

Paula disse...

Pink,
Quando nos achamos acima dos outros... melhores... mais cultos... e não há esforço para tentar integrar não se espera outra coisa.
=)

Anónimo disse...

Sim, concordo completamente, infelizmente se não houvesse audiências não haveria este tipo de programas...infelizmente há, não percebo como, mas há....
bem escrito Utena :-)
bjs
Olga

Paula disse...

António,
Não vejas que não vale a pena...
Se vires mata apenas a curiosidade...
=)

Paula disse...

Olga,
Esperemos que tenha sido só curiosidade de primeira viagem... mas o que me assusta é que não deve ser...
:S
Enfim...
Beijinho

Luísa Lopes disse...

Já vi o formato espanhol, (meio episódio) e achei deprimente.
Nem sei onde passa e já nem quero saber.
Ai o José Castelo "esbranquiçado" é lindo!

Paula disse...

Luísa,
Deprime ver até que ponto as pessoas vão por protagonismo...
Enfim dá volta ao estômago.
=) Não diga que a querida não o acha meio esbranquiçado?
Beijijinho