sábado, 28 de abril de 2012

Saltou-me a veia do "criticanço"


A escrita para mim é um escape…seja ele dos stress do dia, dos desejos que me assolam de madrugada… dos disparates com que me esbarro… com as coisas que me irritam!
O engraçado é que depois destes quase 2 anos e alguns meses (bolas que ando para aqui a debitar disparates vai já algum tempo) que comecei a escrever, dou por mim com uma capacidade observativa muito superior ao tempo que a minha paixão pela escrita estava arrumada na prateleira.
E o engraçado é que embora o soubesse na teoria, as coisas colocadas na prática são muito mais estimulantes, desenvolvi a minha capacidade de observar…não de olhar sem ver ou sem absorver… não a capacidade de observar o mundo que me rodeia de uma forma que pouca coisa me passa… (ok muita coisa passa ao lado mas isso é porque me aborrece terminantemente) …
E o engraçado é que certas coisas que me passavam ao lado agora me dão um prazer maquiavélico de observar com vontade e de tentar entender a mentalidade do que rodeia!
Um dos ambientes onde podemos enriquecer esse nosso lado de forma vasta é sem dúvida o ambiente num ginásio… principalmente o comportamento de quem por lá trabalha!
Eu não sei se tenho entre os meus tão amáveis leitores algum/a PT, se tenho não vou pedir desde de já desculpa se ferir suscetibilidades, vou antes pedir que coloquem a mão na consciência e analisem se não tenho razão.
Temos as professoras, nas suas roupas justas e peitos proeminentes que sorriem a quem passa (desde de que seja homem ou mulher dentro das mesmas características) que pupilam tal qual libélulas pelos nenúfares sem se preocuparem com quem esta a treinar nas máquinas que muitas vezes não sei como não desenvolvem uma qualquer hérnia na zonas da virilha tal é o impulsionar daquela zona pélvica como que chamando a atenção… enquanto cometem verdadeiros acidentes que irão ser devidamente pagos daqui a uns anos…
Temos os professores com as suas camisolas vários números abaixo para puder sobressair os seus bíceps bem musculados que fazem questão de passar a mão pelo cabelo vezes sucessivas (quase como um sintoma de transtorno obsessivo) apenas para os evidenciar mais os musculados braços distribuindo beijos por todas as moças que passam (eu inclusive já foram bastantes que deixei de cara a banda pois quando vinham eu já ia) ao em vez de ajudar quem de facto precisa, porque se sente desamparado ou totalmente fora da sua praia!
Temos os alunos que passam por lá, com um ar de quem se acha o John Cena do wrestling (as coisas que eu sei) e os que se juntam a eles para passarem despercebidos…
As alunas que combinam a fita do cabelo com a cor do ténis e as calças com as alças do top…e que olham com “desdendem” , ou as que com alguns quilos a mais ganham coragem para cuidar da sua saúde… ou mesmo para as que como eu entram e pouco falam… treinam…saem desgrenhadas e não ligam um cú as hormonas…feromonas… e outras onas que por lá andam no ar!
Mais que isso é engraçado observar o esforço que fazem quando se colocam na fila da frente de uma aula onde não dão uma para a caixa (não que isso seja mau pois mexer o corpo é o que conta e tudo se aprende) que não gostam e onde passam o tempo entre risos e troca de olhares (o que me faz lembrar o tempo dos recreios da escola minha Santa Agrela) e se desmancham as gargalhadas pelas piadas completamente despropositadas do professor que lá esta em cima e que sejamos sinceros, a fazer o seu papel de palco para ter a sala cheia!
E depois estou eu a tentar treinar ao mesmo tempo que tenho de encarnar o meu lado de bailarina para me afastar de um qualquer lance de perna mal controlado que por pouco não me arranca a cabeça do sítio! Manter a concentração no meu corpo para não me lesionar…seguir a coreografia e contar de 1000 para trás para não passar da técnica à prática e enfiar um banano bem dado na moça que está a minha frente!
O pior? É depois ainda ter de levar com ele que sai do palco e se vem posicionar do meu lado para treinar comigo e faz questão piscar de olhos e um sorridente hi 5… really?
E ainda tenho de levar com olhar de fuzilamento sem direito a tribunal nem a advogado de defesa?
E depois temos os calmos…os que entram para treinar…para dar treino… para falar com quem passa e aconselhar quem precisa! Que nem se apercebem que na realidade são eles que chamam a atenção (pelo menos a minha) com quem se pode falar… trocar ideias…
E sinceramente penso que o contrário se passa com quem vai treinar e leva o mesmo espirito...
Ok!
E depois temos a mim, que vai para treinar ou como um amigo costuma dizer “amassar o corpo” que se diverte a grande com estas novelas todas… que ainda acaba por ganhar tema para alimentar a escrita e amasiar o lado sádico… sim porque alimentar o bicho não é coisa fácil mas que é divertido… ui isso é!
Conselho:
(podem ficar já todos caladinhos que vou dar na mesma e quem quiser aceita quem não quiser põe na beira do prato)
No ginásio como na vida tudo o que é dado é pouco apreciado…por isso valorizem-se… divirtam-se… e sejam vocês mesmos. Mesmo que saiam desgrenhados… vermelhos e com ar de quem saíram do secador de roupa…pelo menos quando daqui a uns anos se olharem ao espelho e a beleza efémera tenha passado, possam sempre dizer… valeu a pena viver a vida exatamente como a queria…
Namasté!

28 comentários:

Anónimo disse...

A arte de observar aperfeiçoa-se e como tens sempre em mente a escrita é natural que dês por ti a observar mais detalhadamente o que te rodeia. tenho uma mamiga que diz que todo o local com muita gente é como o reino animal: há os bichos que se pavoneiam para chamar a atenção das fêmeas, há os praticos... e depois os rituais de acasalamento... e se pensarmos bem é isso mesmo :)
O importante aqui como na vida é isso mesmo: valorizemo-nos! Vivamos a vida, sejamos autenticos..e aproveitemos cada instante, pois cada um é importante e irrepetível!
bjs grds,
OlgaM

Pulha Garcia disse...

Namasté.

Anónimo disse...

Escreves tão bem...






Giroflé!

Unknown disse...

Os ginásios não são lugares que eu frequento. E sim, eu já entrei em ginásios, portanto eu falo do que sei. Não são a minha onda porque há muita coisa por lá que não me agrada. As simple as that. :)

Aqui os artistas marciais dispensam ginásios. :P

Me 2.0 disse...

Minha querida irmã, como eu te compreendo e o que ue me ri a ler isto...em particular porque estoua ver o cenario completo...o sitio e as personagens...que me levaram a mim a sair desse ecossistema em particular para outro onde mudaram os bichos mas a selva permaneceu identica.

Na verdade o ginasio é um micro cosmos do mundo em geral...há gente que se acha uma dadiva divina e não um cara*** (desculpa que não sei se se pode praguejar aqui), existem poucos que são efectivamente profissinais e efectivamente alunos... mas na sua grande maioria como em qualquer comunidade o que predomina são os mediocres a "gentinha"...

Eu sou como tu... odeio as meinas que vão às aulas vindas do cabeleireiro e da loja do equipamento todas a fazer pandam da cabeça aos pés (/se soubesse o quão pouco fashion isso é...)que não transpiram e têm horor a quem transpira e que estão lá com a harminia corporal d euma vassoura mas sempre com as mamocas ao leu...e tenho um certo desdem por PTs que não compreendem que existem pessoas que de facto não os olham com a maldade no corpo mas sim como veiculo de informação e ajuda QUANDO NECESSARIO..

Valeu pela garagalhada da tua escrita sempre espirituosa!!!!
Bjo e bom fim de semana

Bernardo disse...

+ nada :v


http://apontamento-bernardo.blogspot.pt/2012/04/sabado-feira-04.html

Pretty in Pink disse...

Eu sou das tuas! Das poucas vezes que fui ao ginásio, observei todos esses tipos de pessoas e diverti-me à brava!
Gosto muito de ser uma pessoa observadora, acho que dá um jeitaço :)

Beijinho*

Catarina disse...

Ruivinha, não serei de todo a melhor pessoa para falar de ginásios, as vezes que os frequentei foram poucas, sempre gostei mais de praticar desporto de equipa, e confesso, que sozinha não tenho mesmo paciência para ir para o ginásio... Mas dei foi uma bela gargalhada ao ler este inspirado texto :) Mesmo mesmo!
Namasté*

Paula disse...

Olga,

Pensando bem a tua amiga tem toda a razão, é mesmo isso e de forma consciente.
Mas que é sempre óptimo para material de escrita lá isso é!

Beijo

Paula disse...

Pulha,

Beijo grande para ti meu Rambo!

Paula disse...

Anónimo/a,

Bem-vindo/a antes demais, obrigada pelo elogio apenas escrevo o que sinto

Paula disse...

Fire,

O ginásio tem coisas boas e más... mas sim o os artistas de artes marciais são assim... têm a mania!

Beijo

Paula disse...

Carrie,

Mana linda antes de mais aqui podes praguejar à vontade que a minha casa é a tua casa!
E sim como praticas o mesmo que eu imagino que sabes bem o que quero dizer e que lidas com as mesmas aventesmas como eu!
A verdade é mesmo essa infelizmente estamos numa fase que o que prevalece é a mediocridade.

Beijo

Paula disse...

Bernardo,

Sempre bom ver-te por aqui.

Paula disse...

Pretty,

Sem dúvida e a mentalidade de ginásio é sempre a mesmo esteja ele onde estiver.

Beiji

Paula disse...

Catarina,

O ginásio como tudo tem coisas boas e coisas más e para fazer certas aulas não existe nada melhor!
Mas depois temos estes revezes.

Beijo Pandinha

Eva Gonçalves disse...

Fizeste-me rir tanto com esta capacidade de observação (e descrição!),rssrrs eu não frequento ginásios, mas já tive que esperar num pela minah filha na fisioterapia ... e também observava cenas somilares, rsrsrssr perfeito! :) beijo

Unknown disse...

Não é mania. Dispensamos ginásios porque treinamos nos locais próprios. :P

Anónimo disse...

Gosto tanto de meu sofá...hahahahaha!

beijo

Anónimo disse...

É um excelente local digno de análises sociológicas. O que frequento também o é, mas de outra forma. Um dia tb hei-de falar nisso, mas gostei muito da tua visão sobre o assunto.

Beijoca

Paula disse...

Eva,

Certos ambientes são assim... não muda grande coisa e as mentalidades tendem a agrupar-se como colmeia!

Beijos ;-)

Paula disse...

Fire,

Sim eu sei porque também já pratiquei!
Agora confessa se também não tens lá mentes baralhadas?

Beijo

Paula disse...

Gadreel,

Eu também acredita principalmente depois do treino!

=D
Beijo

Paula disse...

Martini,

Estudamos bastante a mente nestes locais...
Fico a aguardar a tua abordagem.

Beijo

Anónimo disse...

Nem mais!

Sábio conselho :)

Paula disse...

Lu!

Tento viver a minha vida assim e acredito que se o fizéssemos mais vezes seriamos bem mais felizes

Anónimo disse...

Sem dúvida querida!

Paula disse...

Lu!

=))