sábado, 13 de outubro de 2012

Os livros e as capas

É característica do ser humano julgar "o livro pela capa" senão vejamos o caso das redes virtuais.
Falamos tantas vezes com quem não sabemos estar do outro lado e muitas dessas vezes nem 5 minutos da nossa atenção lhe daríamos na "vida real".
Se é ou não o mistério do desconhecido que nos atrai deveria pelo menos fazer-nos pensar que algo vai mal na nossa forma de pensar e agir.
E depois de se descobrir o que "mora do outro lado" quantas vezes alteramos a nossa maneira de "ver" e agir com essa pessoa?
Eu tenho, como acredito que 99% de vocês facebook, tenho fotos minhas lá que estão bloqueadas apenas para mim, mas sou incapaz de pedir para ver quem me contacta do outro lado do ecrã e porque? Porque com um pouco de troca de mails traço o perfil dessa pessoa, se me estimula ou não psicologicamente e não é o facto de ter olhos verdes, cabelo rapado e músculos de fazer inveja que irá despertar a minha atenção.
A vantagem da Internet, no meio das suas inúmeras vantagens e desvantagens é mesmo essa, dar valor à essência ao em vez do invólucro.
Sim verdade que todos gostamos de "lavar as vistas", que o envelope que embrulha a alma é importante mas até que ponto?
Até onde estaremos dispostos a deixar fugir quem nos completa por não ter esta ou aquela característica que nos atrai?
Confesso que me fascina uma mente activa, uma conversa inteligente, uma resposta pronta, mas muitas vezes perdi na vida possibilidades infinitas porque quem se cruzou comigo não era digamos "agradável à vista". Se me sinto orgulhosa com isso? Nem um pouco.
Aprendi. Aliás existe vicio melhor que o da aprendizagem?
Vejamos o caso do ginásio, adoro um dos Pt's que por lá pupila, se é o eleito das mulheres? Não! Aliás são várias as que desistem de ir à aula quando é ele que a dá.
Na realidade? É uma das  mais maravilhosas pessoas que conheço. Humilde acima de tudo, sorriso fácil, disponibilidade total, ironia deliciosa. Capacidade de impor e aprender sem ser forçado.
Em contrapartida com menino de oiro do espaço, não consigo trocar 2 dedos de conversa, mesmo com um invólucro de bradar aos céus, mesmo quando ele tenta, até as suas tentativas de sedução são pobres e gastas. Tivesse eu menos uns aninhos e de certeza que lutaria pela sua atenção. Agora? Aborrece-me!
Continuamos a perder oportunidades de ouro porque nos deslumbramos pelo brilho e não pelo conteúdo  Valerá a pena?
Façam um teste, simples, prático, rápido. Vejam-se ao espelho com os olhos de um desconhecido. Observem os olhos que vos devolve o olhar, falariam convosco? E se não o que perderiam por não o fazer?
Muito? Pouco?
E quando se cruzarem com alguém com a capa mais triste, menos vistosa, leiam-no com atenção e depois digam-me se valeu ou não a pena.
Nunca se sabe que surpresas poderão estar ao virar da esquina!
Posso até ser eu, que gostam de ler, que vos estimula tantas vezes os sentidos mas que nunca pararam para me ver!
Dá que pensar, certo?
Namasté!

20 comentários:

Anónimo disse...

Verdade! nunca julgar um livro apenas pela sua capa. Já houve um tempo em que me perdia pelas "capas".. hoje em dia?? nem um bocadinho.. aliás, até desconfio.. hoje em dia gosto de levar o meu tempo a folhear, a descobrir o que aquela pessoa encerra dentro de si, valorizo mais isso e as atitudes do que o seu exterior efémero e, no fundo, não tão importante quanto o interior! claro que terá de haver algo que nos atraia, mas para isso do outro lado não precisa de estar um "pavão"... se falaria comigo? não sei, acho que ainda me estou a descobrir :) mas talvez me desse uma hipótese ;)
beijinhos grandes,
OlgaM

Dreamcatcher disse...

Continuo a pensar que as redes sociais são apenas um meio de se passar um bom bocado de tempo...e nada mais que isso!

quanto ao que somos para o mundo...ui isso dava um livro no que se refere a mim mesmo...raramente abro a porta a alguém,quanto muito uma fresta de uma janela...e, sinceramente, pouco me diz se gostam do meu feitio ou não...

beijo

-___-


Duas frase que uso muito...

" quem não me mexe a mente não me mexe o corpo..."

e a que mais gosto de Sade,
"Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem perigo."

Alexandra Santos disse...

há pessoas e pessoas... muitos utilizam as redes para o engate, para o show off, para tudo e mais alguma coisa. Eu tenho facebook, somos amigas por lá e as minhas fotos bloqueadas apenas disponíveis estão para quem conheço e gosto!
Sabes, desde miúda que não julgo as pessoas, podem dizer o contrário mas não julgo! E como tu consigo perceber quem interessa ou não! Os anos e a minha vida ajudaram-me nessa tarefa árdua de separar o trigo do joio. Não existe ninguém livre de problemas, de um passado pesado ou não... é por isso que temos de colocar essas pessoas de lado? Não! Aliás essas pessoas tem muito mais para ensinar que aqueles que vivem no mundo do faz de conta e da ilusão. Mas lá está, praticamente são quase sempre essas pessoas que são colocadas de lado! Ainda não percebi bem porquê, aliás percebo... os verdadeiros iluminados e pessoas de carisma especial fazem disparar muitos egos. E embora, embora esteja provado que escolhemos parceiros esbeltos por causa dos genes e procriação, os restantes também são criaturas de Deus e merecem o sol! Vou escrever sobre isto, mas acrescentar mais umas quantas coisas! beijos grandes!

Sutra disse...

...Se os olhos verdes, cabelo rapado e músculos não te desperta atenção... estou fora do baralho! looool
(desculpa a brincadeira)

Identifiquei muito com este post, penso de igual modo!
Para mim uma mulher fútil e superficial, passa e eu nem a vejo... Mas reparo muitas vezes em quem não dá nas vistas, pessoas que ninguém vê!


beijo grande
Sutra

Unknown disse...

Mas olha que também funciona ao contrário. A mim, por exemplo, é raro uma rapariga dar-me tanta atenção pessoalmente como virtualmente. Se calhar porque por aqui nós sempre temos mais chance de nos socializarmos, temos mais tempo para nos preparar para as coisas e até podemos ser o que não somos. Falar com "deusas" então, isto é mesmo um paraíso. :)

AC disse...

Dá que pensar..as pessoas são muito mais que embalagem ou que um corpo, são emoções, sentimentos, gestos. Ser pessoa é isso mesmo um conjunto de coisas que faz de nós únicos, diferente, especiais.. cada um à sua maneira.

Ly disse...

namasté
um sussurro...

Anónimo disse...

Impossível ficar alheio a este texto.

Aplaudo a mãos ambas.

Beijo

Paula disse...

Olga,

Eu definitivamente falava contigo, tens aquela aura que atrai apenas com um sorriso!
Apenas precisas de começar a conhecer-te. Um passo de cada vez.

Beijo

Paula disse...

Dreamcatcher,

Mas tu és um livro, daqueles que dá gosto folhear.
Quem não gostar não lê, perde sempre mais do que ganha.

Beijo

Paula disse...

Alexandra,

O Mundo será sempre assim, julgamos porque receamos o julgamento!
Saber aprender com isso e evitar erros esse é o passo.

Beijo

Paula disse...

Sutra,

Desconfio que serias dos que me chamariam a atenção.
Mas é apenas desconfiança ;)
Vá trata lá de deixar crescer o cabelo.

Beijo

Paula disse...

Fire,

O problema é mesmo esse e de certeza que também já terás feito o mesmo não reparaste em alguém que poderia ser especial na tua vida.

Beijo Cruzado

Paula disse...

AC,

E por ti que tantos passam e tantos ajudas e ouves sem ligar a isso no meio de pensos e tubos sabes bem do que dizes.

Beijo

Paula disse...

Sussurrar,

Um beijo

Paula disse...

Observador,

Obrigada,

Beijo triangular

Unknown disse...

"A vantagem da Internet, no meio das suas inúmeras vantagens e desvantagens é mesmo essa, dar valor à essência ao em vez do invólucro" ... gostei da perspectiva, correcta, de ver as coisas, como elas são. :)

Paula disse...

Tomas,

A verdade é que mesmo que não queiramos vimos a capa.
Cabe a nós ir para além disso

Verdade disse...

Eu nunca mais fiz amizades como no tempo do irc, já não há aquela magia da descoberta.
Uma vez ouvi dizer, as pessoas são como flores, algumas precisam de levar com alguns cuidados e mimos para voltarem a florescer e mostrarem toda a sua beleza, por isso o aspecto exterior pode ser enganador.

Paula disse...

Verdade,

Antes de mais bem-vindo aqui ao cantinho.
Sim exteriores podem ser enganadores por isso nada como ouvir e aprender a ler.