segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A atracção pelo lado negro

Existem coisas que não se explicam, gostos que não tem razão de ser... Este gosto em particular é comum a muita gente, embora em muitos dos casos isso tenha a ver com a nova forma de se descrever as personagens que me refiro.
Sempre adorei as criaturas da noite com o seu lado negro... acho fascinante as fabulas que circulam a volta delas, as lendas que conseguem mesmo com um oceano a separa-las ter coisas em comum.
Estou a falar dos Vampiros e dos Lobisomens. E das verdadeiras lendas que os circulam... Não destes novos bonzinhos, controlados... cavalheiros sempre em auxilio das donzelas em perigo.
O sedutor destas personagens é o seu lado negro, lado que mesmo apaixonado é escuro.
Ta certo que eu não sou  100% boa da cabeça, que sempre gostei dos maus da fita... São mais interessantes, mais sexy... mais......
Bem voltando as criaturas da noite, tem havido um crescente interesse pelas camadas mais jovens (não que me considere velha), por estas personagens que vem a florescer em novos livros com novas características, e onde em alguns dos casos conseguem ser diferentes do dia para a noite. Ora se por um lado temos vampiros que são autênticos cobridores, onde o sexo, o sangue e os actos de matança abundam pelos livros, e aqui falemos de livros e não de séries, pois os livros são para mim sempre mais intenso e muito mais completo, noutros temos os vampiros mais meninos de coro, bonzinhos e disponíveis enfim insonsos.
Não posso no entanto deixar de aplaudir as inovações que tem sido feitas neste campo, para uma amante das personagens como eu, chega a um ponto que os livros deixam de ser novidade, pois não há nada que já não tenha sido feito ou escrito.
Não posso no entanto deixar de referir uma colecção que ando a ler agora, da escritora J R Ward, a Irmandade da Adaga Negra, no caso desta colecção a imaginação da autora é surpreendente, muda não só a forma como alguém se torna Vampiro deixando de ser com as típicas mordidas, torna-os resistente sem duvida com capacidades sobrenaturais mas mais humanos, aqui os que são mortos-vivos são os próprios dos humanos, o que acho extraordinário e não os vampiros.
E pensando bem até é capaz de fazer um certo sentido, visto que o ser humanos é a unica espécie que caça sem ter fome, só pelo prazer de matar aquilo que não entende......
São livros interessantes, bem escritos com  história. Apaixonantes como eles sabem e devem ser.
E valem a pena ser lidos, mais que não seja pela capacidade inovadora da autora....E já agora se passarem por este blog e lerem esta mensagem, e se como eu gostam de sugadores de sangue ou de uivadores da lua, pesquisem as lendas, o que esta por trás das personagens não se fiquem só pelos romances que abundam por ai, vale sempre a pena aprofundar as coisas que nos fascinam. Exercitamos a mente... enriqueçemos a alma


5 comentários:

Mega disse...

Os maus da fita ou os do lado negro terão ter que ter sempre uma capacidade de atracção do seu modo muito peculiar...
E a pesquisa pode sempre levar a descobertas bem mais que interessantes.
Uma pesquisa pelo mais conhecido Dracula e pelos mitos da transsilvania dá pano para mangas...e com resultados que saem foram dos lugares comuns a que estamos habituados...
Beijos mas hoje sem morder porque ainda é dia...

Paula disse...

Com os novos personagens que abundam já nem isso nos salva da trinca de um deles
:))

Ana disse...

Ah...Vlad, o Impalador! Uma das minhas figuras favoritas deste reino de trevas. Este, foi real. Viveu na Transilvânia e deu origem ao mito do vampiro a.k.a Conde Drácula. Temido pela sua ferocidade e implacabilidade para com os inimigos...daí o "Impalador"...blaghhhh
Quanto às trincas...venham elas....ahahahahahah

Isabell Culen disse...

Bem.
Quem me conhece sabe que sou apaixonada por literatura vampirica.
Algo nas palavras que descrevem estas criaturas me atrai. Sempre assim o foi, começou com séries e filmes e agora livros e mais livros!
Já li um da saga "Adaga Negra" muito bom! Irei ler mais assim que consiga os restantes livros em inglês, pois o "brasileiro" dá cabo da essencia da história.

Paula disse...

Isabell o mistério por detras das personagens da literatura vampirica atrai... e tem sempre algo de realista.
Le que vais gostar.
Beijinho