sábado, 30 de outubro de 2010

Feliz Halloween ... Vulgo Dia das Bruxas

Estava aqui sentada na loja a fazer um inventário, quando parei e dei por mim a pensar na ironia das épocas e de como as coisas se misturam! Compreendi que estava com esse pensamento pois estamos em vésperas de festejar o Halloween e aqui no centro onde tenho o meu espaço e onde passo bastante tempo do meu dia, já temos as decorações de Natal montadas e luzidias no seu brilhante pisca-pisca das extensões de luzes.
Não sou contra o Natal, longe de mim pensar em ser contra uma época em que o consumismo toma conta da mente das pessoas, e se torna bom para o negócio (agora estou a ser interesseira eu sei), mas a verdade é que tudo tem tempo e horas!
Antigamente as decorações eram o mais tardar no mês de Dezembro ou algumas semanas antes da festa familiar, agora levamos com árvores, azevinhos, carrosséis, musica e Pais Natal durante no mínimo 2 meses que nos faz ficar a beira de cortar os pulsos antes de dia 24/12
Voltando a festa que agora se avizinha, que de nada tem a ver com a nossa tradição mas que como tudo o que é importado é festejado, usado ou utilizado como se nosso fosse, mesmo não sabendo ao fundo do que se trata.
Esta tudo louco para ir celebrar o Halloween, mascarados de demónios, fantasmas, bruxos e afins... fico a perguntar-me se saberão que ao faze-lo estão a homenagear o Samhain ou o fim do verão... ou basicamente a fazer um culto aos mortos o nosso esse sim popular Dia de Todos os Santos.
Que no fundo se pensarmos bem tal como todos os feriados religiosos cristãos que temos nada mais é que uma tentativa de globalizar os já existentes evitando assim a revolta durante a evangelização.
Voltando ao Halloween cuja origem do nome alguns julgam ser de hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte, ele basicamente significa o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Havia também a crença Celta que no dia 31 espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Basicamente o que fazem agora as crianças/adultos que pensam que nesta altura que se mascaram do que consideram ser os maus da fita podem fazer todo o tipo de patifarias sem consequências!
De qualquer forma e porque o povo é sereno... Votos de um óptimo Samhain e que as vossas colheitas este anos sejam prósperas para que possam ter um novo ano cheio de sucesso!
Eu por mim faço o que basicamente faço todos os anos, deixo-me ficar quieta no meu canto nesta noite escura e espero que os cá passam para fazer uma visita venham a bem e se despeçam com um até para o ano!
 


5 comentários:

M. disse...

Portugal importa cerca de 80% do que consome...Inclusive, Halloween, Carnaval e...pois é...Natal!

Que o consumo não te consume!

Paula disse...

M premite-me que discorde contigo mas o Natal não foi importado, no maximo foi imposto a todas as sociedades cristãs.
No maximo o importado terá sido o Pai Natal, vulgo Santa Klaus, também ele um santo embora pouco falado, cristão.
Um optimo halloween... mais que não seja uma homenagem as bruxas tão preseguidas naquelas epocas pelo simples facto que tal como nós não eram de calar e comer!

M. disse...

Claro que permito!Viva as bruxas! (como nós!)

Mega disse...

Eu adoro bruxas e bruxinhas.
Mas isso tu já sabes.
Mas prefiro as bruxas nacionais como ti.
Beijo embruxado

Paula disse...

:)
Beijos doces sim porque este dia os doces abundam