quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O culto do corpo




Nunca entendi o culto do corpo, a luta com as dietas e com a balança. Faz-me confusão o contar as calorias o comer 200grs de carne com 50grs de arroz e duas cenouras, três aipos e 5 tomates chucha (adoro este nome :)), aflige-me o sistema nervoso.
Sou sim e sem dúvida adepta do lema corpo são mente sã, adepta e seguidora ferrenha dele. Mas para mim um corpo são não significa os famosos 86-90-86 (será que é isso? perdoem-me as seguidoras das medidas certas se não for) significa um corpo saudável, hidratado e bem cuidado. Amado por quem usufrui dele ou seja nós! Donos inquestionáveis do nosso corpo!
Sendo frequentadora assídua de um ginásio como sou, pelas minhas fabulasticas aulinhas de violência gratuita que tão bem me fazem a mente, e com esta minha mania de ser observadora que nem águia (sem clubismos), assisto a muita conversa de balneário/zona de ferro que me deixam em estado de choque e olhem que o meu limite de ficar escandalizada é alto... bastante alto!
Desde de conversa do género:
"Comi uma cenoura vou agora fazer 2 horas de passadeira, ao típico tenho de emagrecer 10 kg em 15 dias", ou ao tão característico "aiiiiiiiiiii mas estas tão bem, vens ao ginásio fazer o que?"
A conversa de testerona pura:
"Vou puxar 15 repetições de 50kg de peito, mas 20 repetições de 35kg de perna... blá blá e elas caiem por mim tipo mosca na farinha" sim porque o poder do cérebro tem de ir para algum lado certo???
Dou por mim a perguntar mas esta gente não tem mais o que fazer com a sua sanidade mental e física? Quer dizer dá para ver a léguas que aquelas alminhas fazem estes disparates, que mais dia, menos dia lhes vai sair caro sem ser para lhes agradar a elas, mas aos outros!
Que ganham em passar fome, ficarem doentes, gravemente doentes, para agradarem a alguém que venera um bocado de carne?
Lembro-me de um amigo meu me dizer uma vez, se vocês se apercebessem que nós não ligamos a isso... que para nós homens de verdade basta termos alguém do nosso lado que se ame e se respeite pois assim temos a certeza que o mesmo saberão fazer em relação a quem esta do seu lado...
E é verdade, existe gente a morrer por causa do que supostamente é o ideal, o certo… o visualmente bonito, se… se puder considerar bonito os ossos de uma mulher ou um homem inchado depois do que introduz no sistema para ficar maior…
Vivemos numa época de excessos e extremos onde não existe meio-termo.
Onde somos bombardeados por todo o lado com publicidade de corpos masculinos e femininos delineados, musculados e firmes… corpos completamente retocados em photo shop… E depois admiramo-nos pelas Barbie’s e os Ken’s da nossa juventude ganhar vida.
Sinto saudades das imperfeições dos outros, amo as minhas imperfeições fazem-me sentir real…Humana.
E quando me apetecer vou comer uma bela bola de Berlim, ou uma lasanha… Ou mesmo um pedaço de Bolo de Brigadeiro… e que se lixem as calorias, os centímetros e a nova quantidade de celulite que possa ganhar.
Cada ruga, cada grama, cada marca no meu corpo encaro como um pedaço de vida… da minha vida real, vivida, única…. Minha!

2 comentários:

Mega disse...

O corpo e o seu culto, algo de bem interessante.
Pela minha parte eu faço o que me dá prazer e não me preocupo se fico mais gordo mais magro mais musculoso ou menos.
Temos que ter prazer nesta vida e não sermos apenas uns manequins para sermos vistos por outros.
Eu quero é estar satisfeito comigo e parece-me que tu tambem, vamos continuar assim...
Beijo sem pensar em calorias

Paula disse...

Olá Mega sem duvida o culto do corpo tornou-se preocupante para mim apartir do momento que vejo lindas mulheres a morrer em nome da magreça...
Enfim tempos loucos é o que é
Beijos