sábado, 4 de junho de 2011

Existem normas que são mesmo para cumprir... mesmo para alguém que é do contra!

Tenho confesso pouca paciência para normas e regras rígidas, algumas delas pura e simplesmente ignoro quando considero que nada mais são que uma forma de subtil de domar pensamentos e atitudes livres.
No entanto quando algumas dessas regras que mantêm a sociedade em funcionamento são contornáveis de uma forma que permite má educação não posso deixar de me irritar e de me revelar contra esses “prevaricadores” das normas e dos bons costumes.
Uma das coisas que me deixa com a alergia é a falta de noção das regras que regem a escrita na internet… Aliás deveria ser obrigatório na escola existir uma cadeira que ensinasse as leis básicas da boa educação no que respeita ao contacto e a utilização do modo electrónico de convívio entre duas ou mais pessoas.
Numa altura onde cada vez mais as empresas estão a optar pela utilização electrónica nas suas comunicações, faz-me impressão quando ainda tão boa gente não tem a mínima noção da forma correcta de se “comportar” neste modelo.
Coisas tão básicas como:

1 – Escrever com letras maiúsculas é o mesmo que gritar!
2 – Escrever a vermelho é ofensivo, aliás pode em certos casos ser insultuoso!

Passa completamente ao lado a quase todas as pessoas que utilizam este meio.
Outras como a boa conduta de trabalho e de profissionalismo que são:

1 – Não usar bonecos nos e-mails profissionais,
2 – Não usar abreviaturas,
3 – Enviar um e-mail sem assunto, ou muitas vezes sem um assunto claro sobre o que se trata,

São pura e simplesmente ignorados por 90% de muito bom profissional que por aí abunda!
O que me leva a pensar que sendo esta a única forma de contacto que muitas vezes existe entre dois membros de duas empresas diferentes (e aqui limito-me a falar da parte profissional pois o mesmo acontece variadas vezes também nas chamadas amizades virtuais) a quantidade de mal-entendidos que não se geram por ai!
E se pensarmos que para além de certas regras serem contornadas se juntarmos a isso a incapacidade que maioritariamente existe no receptor de conseguir ler e interpretar um texto correctamente aí então o caso torna-se assustador!
Por isso pensem nisso e informem-se, existem regras básicas de bom funcionamento deste vasto mundo que é o cibernético e se não entenderem o que o emissor diz não tirem conceitos preconcebidos nem actuem na incerteza indaguem e perguntem… mais vale ser chato e ter a certeza do que realmente nos querem dizer que assumir que assim é e meter os pés pelas mãos!
Evitando más interpretações e prejuízos pessoais e claro profissionais.
=)

6 comentários:

Cacarol disse...

Tu falas/escreves tão bem!Há coisas que sabemos sem ninguém nos ter ensinado,basta o bom senso...Beijinhos*

Paula disse...

Cacarol,

E mesmo assim querida as vezes sou mal entendida.

=)
Beijinhos

Isabell Culen disse...

Se soubesses quantas discussões tenho com clientes sobre o facto de não colocarem o assunto no email! Ui!! Se ganhasse um euro por cada vez q isso acontece!
E o mais incrivel é q ficam todas ofendidas quando lhes peço para colocarem o assunto do email! Impressionante! Às vezes não resisto e desato a rir ao telefone com essas pessoas!

Um beijinho!

Paula disse...

Isabell,
Essa era uma das minhas lutas na nossa antiga empresa!
Mas não... era eu que era má língua e não sabia levar as coisas mais na desportiva!
Enfim!
Beijinho

. disse...

Utena dear, tens razão em tudo e eu concordo. Existem blogues que eu não sou seguidora, porque não conseguem fazer boas (ou medianas, vá) construções frásicas e isso irrita-me solenemente. Isso e os sinais de pontuação mal usados ou pontos de exclamação a mais nos posts, por exemplo. Sei que nem todos temos o "dom" da escrita, mas caramba, há casos que são mesmo um exagero.

Sempre em grande quando escreves Utena. ;)

Beijão.

[Peço desculpa se às vezes ando mais ausente, mas o teu blogue é daqueles que gosto de me sentar e ler com calma, sem ser na vertical, para opinar com "conhecimento de causa".] :)

Paula disse...

Olívia,

Nada de desculpas... és sempre bem vinda...
Obrigada pelo carinho fico honrada com as tuas palavras.

Beijinho