terça-feira, 12 de julho de 2011

E tu? Acreditas nos anjos-da-guarda?

Acredito em anjos da guarda, seres iluminados que estão presentes embora nem sempre os sentimos.
Acredito que as crianças na inocência que lhes é característica não só os sentem como os vêm envoltos na fantasia que os adultos apelidam de amigos imaginários… que os acompanham e protegem até onde lhes é permitido sendo muitas vezes vencidos pela ignorância dos seres que deveriam ser os seus mais assertivos protectores…
Sei que tenho os meus anjos e os meus demónios que me guiam todos os passos da minha vida… mas sei também que muitas das minhas acções são exclusivamente minhas e não reflexos de influências divinas.
Mas mais que os seres etéreos que nos rodeiam acredito e sou grata aos anjos de carne e osso que dedicam a sua vida e que esquecem as suas dores para puderem dar auxilio…apoio e carinho a quem deles se socorre.
Deixem que vos fale de um específico que apareceu na minha vida vai fazer perto de 2 anos, uma mulher maravilhosa que tem sido não só uma amiga querida mas quase a substituta de uma avó que perdi era “gaiata” já muitos anos atrás.
É alguém que me faz ter vergonha de mim quando me queixo das vicissitudes da minha vida… uma força da natureza que sempre levou a vida pela mão, sem apelo nem agravo nem pequenas queixas de infortúnios e faltas de sorte que se vê agora nos dias que restam da sua vida agarrada a uma cama, dependente do filho e da nora…
Nunca no tempo que a conheço a ouvi reclamar… nunca a senti sem um sorriso… nunca deixou de ter para mim uma palavra de apoio, de força!
Falamos mais por telefone que pessoalmente pois estamos separadas por KM, mas esta mulher está mais presente na minha vida que amigos que estão á distancia de 5 minutos de carro!
E faze-la feliz basta falar com ela 5 minutos… apenas isso! Pegar no telefone e saber como ela esta… dedicar-lhe uma ínfima parte do meu dia que para ela se torna num grande prazer no seu!
Hoje liguei-lhe… ainda a pouco…
Custa-me imenso fazer isso porque me dói o coração saber que esta ali, presa numa cadeia sem barras… em sofrimento porque pouco se mexe… mas com mais força que muitos… com mais coragem para seguir a vida que tantos que conheço.
Então liguei-lhe, respirei fundo e liguei… reparem no inicio da nossa conversa:
- Estou? – F.
- Estou? D. F é a Utena
-Olá minha querida, estava com saudades tuas!
-Também eu, então como está?
- Estou bem no que pode ser considerado bem nesta cama, mas existem piores que eu filha! Diz-me minha querida, o que posso fazer por ti. Que precisas?
- Nada! Liguei apenas para saber como está e dar-lhe um beijinho e dizer apenas que gosto muito de si!
- Oh filha que bom ouvir isso! Sabe tão bem… muitos beijinhos também para ti…
E é sempre assim… sempre os outros a frente… sempre de mão estendida a ajudar quem precisa nem que seja com pensamentos positivos, colo amoroso e atenção ao que falamos!
E agora? Dúvidas que afinal os anjos-da-guarda existem?
Era tão fácil a vida se fossemos todos assim não era?

16 comentários:

Mary disse...

Adoro anjos. Não só pela imagem de protecção mas toda a simbologia.

Teresa Santos disse...

Utena,
As grandes lições de vida são-nos dadas, de uma maneira geral, por estas pessoas.
Quantas vezes não coramos, não nos sentimos pequeninas, quando confrontadas com estas posturas perante a adversidade?
E a ti cabe-te uma tarefa muito, muito importante: ligares-lhe sempre que possas.
Sei que farás isso, aliás, tenho a certeza, ainda que o coração te sangre.
Beijinho.

100 Pretensões disse...

se era mas infelizmente nao é...
**

Paula disse...

Mary,

Anjos são algo que me fascinam... por tudo!
Beijos

Paula disse...

Teresa,

Sim lições de vida aprendemos onde e com quem menos esperamos.
E sim ligo mesmo que me deixe de alma apertada porque sei que 5 minutos de conversa equivale 5 horas para ela.

Beijinho

Paula disse...

100 Pretensões,

Sim infelizmente!
Muito mesmo

Anónimo disse...

Anjos tal como bruxas não existem, existem sim, pessoas especiais, que nos fazem sentir especiais, pela forma como encaram a vida, conheço um sem abrigo, sei da historia dele, sei as razões e respeito as mesmas, falo com ele, ele vem sempre aqui ter comigo para vir cravar o cigarro da ordem, e ter dois dedos de conversa, falamos de tudo, a acreditem, nunca vi este homem sem um sorriso, queixa-se que as coisas estão complicadas, mas leva a sua vida honestamente, faz uns biscates aqui e ali, desenrasca-se, mas sempre com um sorriso, olhar para ele, faz-me pensar que os meus problemas, são problemas menores, quando existem pessoas que estão bem piores do que eu, ele é uma pessoa especial, alguém que conheço vai para 10 anos...

Eva Gonçalves disse...

Não sei se acredito em anjos da guarda, sinceramente, mas acredito em anjos de pele e osso e que esses pequenos gestos de carinho fazem toda a diferença na vida das pessoas. E perdem-se poucos minutos a tornar um dia mais feliz na vida das pessoas... :)Beijinho

Paula disse...

Menino,

Tens mesmo a certeza que não existem?
A certeza absoluta?
Eu não teria...
Quanto a seres especiais... sim existem...sim damos pouco valor... sim vale a pena passar 5 minutos da nossa vida com eles e saber que não a temos tão difícil assim.
E sim tu também és especial bad boy...
Beijo

Paula disse...

Eva,

Acreditar ou não... isso é o que mais importa?
Manter a alma aberta para os de carne e osso que atravessam na nossa vida isso sim vale a pena.
E faz a nossa e a vida deles bem melhor.
Beijinho

Anónimo disse...

Não tenho dúvida nenhuma que eles existem, quer como seres etéreos que nos sussuram ao ouvido, como seres de carne e osso que nos gritam, que nos abanam quando mais precisamos, mas que nos sabem dar uma mão, emprestar um ombro amigo, onde podemos chorar... Tu és um deles, pelo que fazes pelos outros, pelo apoio que lhes prestas... existem anjos por todo o lado e ainda bem para todos nós :-)
Beijinhos,
OlgaM

CF disse...

Eu acredito em anjos...por várias situações que já me sucederam e que já vi aos outros!
Porque algo tem acontecido sistemáticamente ao longo da minha vida em momentos muito complicados...surge alguém com que não contava e vem transmitir-me alguma beatitude e serenidade que preciso!
Essa Sra. de que tu falas precisa desse teu gesto...acredito que, para alguém "preso" a uma cama tu tb representes um anjo...Talvez ambas estejam a guardar-se uma à outra...já pensaste nisso??!!!
bjs amiga

Paula disse...

Olga,

Estou tão longe de ser um anjo minha querida, sou apenas alguem que esta lá para os amigos...
E se pensares assim também és um anjinho da guarda.
Beijinhos

Paula disse...

CF,

Sim penso nisso todos os dias e tento estar presente nem que seja pela voz e tento estar!

Beijinhos grandes amiga

Rafeiro Perfumado disse...

Se existem mesmo anjos, só posso deduzir que se encontram em greve, e por tempo indeterminado. É mesmo melhor confiar nos de carne e osso.

Beijocas!

Paula disse...

Meu Rafeiro mai lindo,

O que interessa é que estejam lá na altura certa

beijinhos