sexta-feira, 29 de julho de 2011

A pergunta mais repetida ultimamente...

(Não encontrei uma foto que fosse fiel a beleza daquela maravilhosa terra… por isso fica esta! Retrata no entanto a serenidade selvagem que lá se sente)

É verdade ultimamente a pergunta com que mais sou questionada é a famosa:
“E férias para quando?”
Ao que eu respondo já a bufar um bocadinho entre dentes:
“Não sei se vou nem quando vou!”
Eu sei que chega ao Verão e fica tudo com o “pito” aos saltos para ir gastar o que se tem e o que se não tem nas férias… e sei com a consciência fria e bruta que me assiste que as férias são um mal necessário que o corpo exige após um ano de trabalho… e não… não estou apenas numa fase egoísta/maldosa, rejubilante por ver que o tempo não puxa a férias e que esta tudo a gastar os dias e o dinheiro (que tão facilmente reclama esta gente dos preços e da crise mas esquecem-se disso depois quando pagam 2€ por um café) … aliás eu não sou nada assim e fico feliz pelos outros… e reclamo seriamente com o São Pedro que este ano não tem mais com o que brincar que com os botões do tempo.
Mas a sério façam-me um favor… pequenininho sim?
PAREM DE SER PREOCUPAR COM AS MINHAS FÉRIAS QUE ESSA MERDA JÁ IRRITA BOA?
Agradecida (e isto não é para ti Ken Lee estás sempre a vontade para as perguntas loucas e os ataques pepperónicos).
Agora e porque já desabafei um cadinho e estou mais aliviadita deixem-me que vos diga o que eu gosto nas férias…
Gosto basicamente dos opostos… de ir para Serra da Estrela no verão e para o Algarve no inverno… gosto do relaxe e belo “non fare niente” que as férias proporcionam… detesto as cidades cosmopolitas… o burburinho dos grandes focos de atracção que faz todos seguirem para os mesmos locais tais quais “ovelhas ordeiras do rebanho” e mais que isso? Gosto de regressar das férias descansada e pronta para mais um ano de luta e não mais cansada do que quando fui.
Eu sei que eu não sou normal! Lidem com isso. Boa? =)
E já agora se puderem aceitem um conselho de alguém que já viu alguma coisita do mundo e troquem o Brasil, os Estados Unidos, Ibiza e todos esses focos de loucura por umas férias na Namíbia… a sério experimentem visitar essa maravilhosa terra…
A viagem é puxada a nível de preços eu sei mas a vida lá não é por aí além e o ar… as cidades… as savanas… as dunas douradas salpicadas de verde por aqui e por ali que despertam o romântico que existe em nós… a vida animal deliciosamente fiel a si mesma e que podem ser observada de perto (tão de perto que eu levei um linguado de uma Zebra… não aconselho acreditem) … a musica… a língua… a forma de ver a vida… a harmonia entre todos… enche a alma e coração até do mais hipócrita dos Homens (com letra maiúscula ok? Extensivo aos dois sexos) ….
Tudo lá nos faz sentir fora deste mundo pequeno e básico agarrado às prioridades erradas. E as noites… as noites fazem-me suspirar de saudades. O convívio igual entre todos a volta de uma fogueira onde não existe credo, nem cor, nem estatuto… onde todos se tratam de igual para igual enquanto se gargalha… se conversa… se dança…
Basicamente se vive na plenitude que a palavra deveria abranger…
Por isso se resolverem tornarem a preocupar-se que eu não descanso… que não sou de ferro… que preciso de tempo para mim e por aí adiante enviem-me a passagem de avião embrulhada em papel crepe para esta terra que mostra que paraíso não fica assim tão longe conforme se pensava…
A gerência agradece.
Só mais uma coisita… sabem aquelas listas que se faz de coisas a realizar antes de bater a caçoleta?
Na minha logo nas primeiras linhas está:
Voltar á Namíbia!
E com ou sem beijo de Zebra eu não me chamo Utena se não volto…
=)

21 comentários:

Anónimo disse...

Ok, pronto não pergunto mais! lol
Se me sair o euromilhões mando-te o bilhete de avião embrulhado em papel crepe, está prometido! lol
Concordo contigo... troco os locais de confusão para onde vai toda a gente por um local mais calmo... sem filas para cafés e restaurantes que me faça esquecer o bulício da cidade onde vivo! Mas sinto falta de uns dias só para mim, longe disto, principalmente neste momento da minha vida.
Não preciso de lugares luxuosos para isso, mas a Namíbia parece uma boa escolha :-)
Confesso que tenho um local de eleição onde em sonho já fui 1000 vezes.. pretendo lá voltar :-) Por agora e porque não me apetece gastar muito dinheiro, fico por cá mesmo :-)
Beijos grandes,
OlgaM

Paula disse...

Olga (AKA Ken Lee),

Onde é esse lugar? Hum hum?
Sim Namíbia é um sítio a visitar sem duvida...
E se ganhares o Euromilhões vou ficar atenta ao correio embora possas sempre vir trazer o bilhete pessoalmente =)

Beijinhos amiga

M.J. disse...

Não conheço a Namíbia mas pela tua descrição é um local a visitar =)

Eu sou um apaixonado por África, em particular Moçambique, nos meus últimos 4 anos fui sempre lá e aquela terra é qualquer coisa... Tens de tudo um pouco e o conselho que dou é fugir aos pacotes de viagens que existem nas agências de viagens, o meu conselho é mesmo aterrar na África do Sul, apanhar o autocarro para Maputo mas parando em Nelspruit e aproveitar 1/2 dias para visitar o Krugger Park, depois caminho até Maputo e ir conhecendo aquele país sempre de "chapa" ( toyota hiace que deveriam caber apenas 9 mas que estão 20 pessoas) ou caixas abertas.

Se 1 dia tiveres com essa ideia em mente fala que posso ajudar a criar 1 bom plano de visita, desde praia a mato sem esquecer a dança e a comida =)

bjs

Anónimo disse...

Nunca estive na Namíbia mas acredito que seja uma experiência única, especialmente ao fim da tarde, quando os ons laranja e vermelho pintam toda a paisagem. Já estive na Africa do Sul há muito tempo atrás, terra que até tem algumas paisagens semelhantes à Namibia - o tal desero Kalahari - partilha dos dois, mas desse país nem me apetece falar tal é a pena que me dá ver aquela "jóia de africa" paraiso atual da sida e da insegurança, governada por criminosos e que qualquer dia se tornará num galinheiro como são todos os outros países africanos.

Eu gosto tanto de movida como de paz, e se adorei cidades grandes como Paris ou Londres, grandes e frenéticas como o Rio de Janeiro e Barcelona com o tempo passei a gostar de lugares mais pitorescos e perdidos no mapa, como algumas pequenas cidades costeiras da Grécia, da Hungria, da Macedónia, onde contrariamente aos lugares frenéticos onde lidei quase exclusivamente com turistas e comi nos lugares da globalização, nestes pequenos recantos convivi com os locais, provei as iguarias dessas terras, fiz amigos e claro que o sentimento muda, são locais que gostaria de voltar. No entanto a lista tornou-se longa e sei que alguns desses nunca hei-de voltar. Ficam apenas as boas recordações.

Para Setembro volto a dar uma escapadela, talvez pela Europa porque eu gosto deste continente, e a ideia é conhecer pequenos locais na Polónia, Lituânia e quiçá Russia. Provavelmente sozinho, porque se fosse para Palma ou Ibiza, muitas companhias arranjaria mas para este locais todos torcem o nariz. Não sabem o que perdem.

Pseudo disse...

Não posso dizer que seja o meu local ideal, mas acredito que depois de lá ter estado, se deseje voltar :)
Espero que consigas.

Paula disse...

MJ,

Visita sim que vais adorar… é um paraíso na terra onde os homens ainda coexistem com a natureza.
Quanto a África vivi 7 anos em Angola pelo que sou uma apaixonada também por essas paragens.
E se um dia pensar em fazer uma visita a Moçambique podes crer que vou aceitar a tua tão generosa oferta.
Obrigada =)

Paula disse...

Martini,

Também estive na África do Sul e olha que nada tem a ver um país com o outro… a não ser talvez o deserto que partilham.
Onde num existe preconceito noutro temos união… companheirismo e igualdade. Se um dia pensares visita vale a pena.
Eu sou muito de mochila as costas de ir onde ninguém vai porque não são pontos turísticos… adoro visitar os museus, sozinha sem o palrear do orador… adoro ir a uma tasca comer os sabores reais da terra… faço isso aqui aliás no nosso Portugal que tão poucos conhecem e apreciam.
Quanto á viagem vai antes só que mal acompanhado deve ser uma viagem fabulosa…

Paula disse...

Pseudo,

Sim deseja-se voltar =)
E ficar...
Obrigada também eu espero

100 Pretensões disse...

haha tens toda a razão,nas férias muitas vezes gasta-se demais mas que são necessárias para o descanso são e eu prometo que não pergunto nada das tuas :) obrigada pelos conselhos de viagem,fiquei super curiosa de ir à Namíbia mas este ano,fico-me pelo meu portugal :)
**

Paula disse...

100 Pretensões,

Uma vez a pergunta até é normal satura é a mesma pessoa te perguntar vezes sem conta =)
Aproveita que o nosso Portugal também é lindo e tem recantos deliciosos.

Beijinhos

João Paulo (Sharky) disse...

Eu gostei particularmente do Egipto. Um cruzeiro pelo rio Nilo durante 4 dias em que podes visitar todos os pontos importantes da história, bem como túmulos, etc.
Para relaxar, 2 dias no resort na ilha artificial junto ao mar vermelho. Recomendo ;)

CF disse...

Tb não te pergunto essa pergunta...lololol
Venho só dar-te um abraço de amizade num intervalo destas minhas férias...porque vocês são meus amigos não apenas fora delas mas todo o ano!
Bjs grandes e diverte-te com ou sem férias

Teresa Santos disse...

Utena,

Não conheço nenhum país africano, com muita pena minha.
Todos as pessoas que conheço que viveram ou visitaram África nunca mais a esqueçeram. Referem, tal como tu, a magia, a sociabilidade, a verdade que há naquelas gentes. Como não podia deixar de ser a natureza e a vida animal são outro dos encantos referidos.

Beijinho.

P.S Já viste que a Suguinha foi adoptada? Fiquei tão feliz!

Nokas disse...

Quando fores leva-me contigo :)

Rafeiro Perfumado disse...

De férias não falo, pois estão longe comoo catano. Atendendo à imagem, por acaso pensei que a pergunta fosse:
"Será este ano, Sporting?"

beijocas!

Paula disse...

Sharky JP,

Adoro o Egipto e essa descrição deixou-me a suspirar...
Mais uma para a lista dos sítios aonde ir!

Beijinho

Paula disse...

CF,

E os teus abraços virtuais são uma delicia.

Obrigada igualmente
Beijinho

Paula disse...

Teresa,

Começo pelo PS já vi e fiquei muito contente, infelizmente o "meu Major" ainda não teve essa sorte.
África é um mundo dentro do mundo... aconselho a qualquer pessoa a conhecer... muda qualquer um.

Beijinho

Paula disse...

Nokas,

Terei todo o gosto =)

Paula disse...

Rafeiro,

Eu só falo de políticos, relações extra conjugais, contos e loucuras não me meto em assuntos polémicos pah...
=)

João Paulo (Sharky) disse...

Também gostei muito de " Praga " na República Checa.
Muito bonita e interessante, o metro tem uma descida infernal no tapete rolante pois tens dois andares de linha, uma por cima da outra.
Tens também um hotel Ibis *** muito bom mesmo quase no centro, perfeito.