quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Somos de facto um país de iluminados...ou não!

Sabem o que me faz rir nestes tempos onde a maior vontade seria chorar? Ver estes ditos “engenheiros” (sem ofensa aos ditos), a agir como se descobrissem o ovo de Colombo com as novas técnicas de poupanças e afins.
È dar com eles aprumadinhos nos seus fatos de domingo, nos programas das manhãs e das tardes, que servem exclusivamente para manter sereno o pessoal em frente a televisão. Sim porque aquilo é ver 15 minutos e eu fico com o cérebro em estado papa… nem ata nem desata e a simples tentativa que faz para pensar deixa-o exausto… mas é isso que o povo gosta… programas fáceis e pouco cultos que nada dizem mas têm prémios para ligar e musica para se dançar…
Temos a simulação de idas ao supermercado para mostrar o que se vai pagar a mais com a subida do IVA… e as escolhas são:
As comidas congeladas, conservas, Coca-Cola… tudo comidinha saudável, certo? E fazem grande alarme sobre isso… e o melhor? É a publicidade subtil que acarreta as reportagens… como do género:
“Agora para beber Coca-Cola (eu se fosse a Pepsi tratava da saúde aos tipos) vai pagar mais X”, ou então… “Estamos numa zona comercial para ver agora a diferença de preços com o aumento do IVA” e atrás um grande placar do Continente.
E depois temos os nutricionistas, economistas… e mais uns tantos terminados em “istas” com os cabazes das compras em marca branca… ou com contas de fazer doer a paciência a um santo que se formos as feiras conseguimos produtos mais baratos. WTF? É preciso a coisas começarem a cheirar mal para o pessoal ir buscar o ambientador?
Quer dizer quando existe abundância vão todos a correr para os grandes centros… sem olhar para o preço… aliás nem para as datas de validade olham quanto mais para os preços… e agora que aperta o rabo já se faz contas?
A luta entre os pequenos comerciantes e os gigantes já dura a anos… a tentativa de os salvar nunca foi verdadeiramente tentada.
Nem a merda dos domingos funcionou, porque só fechavam a tarde e para isso nem valia a pena o comércio de rua abrir nesse dia. E se formos sinceros? Existe muita reclamação e muita indignação mas fazer alguma coisa para ultrapassar isso? Dá demasiado trabalho.
Agora vêm estes “doutorados” em ideias idiotas meter o dedo no cú da galinha para saber se o ovo é redondo e está formado? Tenham a Santa Paciência porque a minha já se esgotou á muito.
Mais e pior que isso é a publicidade ordinária que fazem as lojas do chinês como as tiazocas que lá vão com as suas belas roupas de marca emprestadas… sim porque já tive algumas aqui na loja a tentarem vender-me essa conversa, dizer que se pode comprar “muitas coisas giras naquelas lojas são super simpáticas” (sotaque a cascais merdoso) … ora pois claro eles até pagam os impostos todos não é? Tudo dentro dos conformes com aquelas lojas e tudo de óptima qualidade.
Não sei porque não vem na etiqueta – usar e deitar fora -. A situação está má? Está mas querem que fique pior… as promoções é todo o ano… a primeira frase que sai da boca e eu já a ouvi e qualquer coisas como isto:
“Olhe qual o preço da camisa?
Xyz€
É o preço final?”
Que merda é essa do preço final? Está tudo armado em cigano ou em turco? Onde os preços são negociados até baixarem?
Ainda um dia destes ouvi o escritor e médico Lobo Antunes numa entrevista dizer mais ou menos isto:
“O que me dói neste momento é ver as lojas e os cafés vazios. Quem foram os bandidos que fizeram isto ao meu pais?”
Eu respondo… quem foi? Todos…
Os maus vícios aprendem-se depressa demais… e é fácil ir para a rua gritar indignados com o estado da nação contra tudo e todos… eu também gostava de ir a sério mas não posso sabem porque?
Porque estou a trabalhar que é coisas que está gente de bosta desaprendeu de fazer!
E depois querem que eu ande animada… como posso eu andar animada quando olho para o lado e vejo gente inculta… e que gosta de o ser?
Valha-me a Santa Bardajona que não há literalmente cú que aguente
Dasse

15 comentários:

CF disse...

Se somos iluminados?
NIM...é a minha resposta...
Quanto ao restante texto...poderias ter perguntado se somos iletrados...talvez a minha resposta fosse mais esclarecedora...:)))
bjs

Unknown disse...

A culpa é do Salazar, pá! Ou, em última instância, do D. Afonso Henriques... :P

Mas vá lá, ruivinha, ânimo! Felizmente a vida não é só crise e lojas dos chineses. :)

Violeta Extravagante disse...

Ora nem mais!!!
E ora nem a propósito, lê o Editorial da revista sábado de ontem (postei lá na minha tasca).
Beijinho e bom fim de semana

Anónimo disse...

Aplaudo esta tua reflexão que é o melhor exemplo da degradação económica deste país. Deste o excelente exemplo do pequeno comércio tradicional, em especial o alimentar que era muito importante neste país, eram sociedades familiares, logo menos suspceptiveis à crise e ao desemprego. E o que se fez nestes ultimos 20 anos? Centros comerciais surgiram como cogumelos em lojas franchisadas. Isto também afectou outras áreas de comércio como a tua e hoje em dia se uma loja não se situar num grande CC (com rendas astronómicas) é muito dificil sobreviver, mas admiro muito esses resistentes, não os que dão urros na rua e que vivem das mesadas dos pais e nunca contribuiram em nada para o país.

Vou-te dar outro exemplo. Quando morava no UK, conheci pequenas cidades do sul do país. Por mais que fossem pequenas que fossem tinham sempre uma high street, onde os habitantes têm acesso a todos os serviços e lojas, desde um banco, correios, duas ou três lojas de roupa, um ou dois supermercados, papelaria, talho, estação de serviço, etc. E praticamente todas os têm porque o governo inglês não quer que o importante pequeno comércio desapareça. E por cá, onde temos isso nas pequenas cidades? Simplesmente desapareceu.

M. disse...

(também) gosto de te ver aos gritos...lol

Não me vou alongar ...mas não consigo dizer mal de um país onde o iva sobre a água é mais elevado que o do vinho...

:(

Paula disse...

CF,

Mesmo com códigos eu percebo-te bem
=)

Beijinhos

Paula disse...

Fire,

Voltasse o Salazar e isto mudava bem...

Beijinhos Ghost Rider

Paula disse...

Violeta,

Obrigada pela dica.

Beijinhos

Paula disse...

Martini,

Esta na altura do povo deixar de ser sereno e actuar.
A história da triste sina do fado já enjoa.

Beijinhos

Paula disse...

M,

Acredita que não ias gostar... fico mais gira quando falo baixo.

Beijinho

Anónimo disse...

Concordo contigo... infelizmente é uma situação que se vem a arrastar há muitos anos e nunca vi de facto tentar salvar verdadeiramente o pequeno comércio.
Tentar lutar pelo nosso comércio e ajudar o nosso comércio, pelo menos como fazem com as lojas dos chineses, que como todos sabemos não pagam impostos... e nem falemos da qualidade desses produtos... não há comparação possível amiga... então ajuda-se o mau comércio e deixa-se morrer o bom comércio? o comércio tradicional? É uma dor percorrer as lojas da baixa lisboeta e ver tudo fechado ou a fechar...
Também vi essa simulação dos "novos" preços tudo de comidinha saudável numa muito saudável promoção ao continente, Lol... sem comentários...

Espero é que de uma vez por todas se ponha a mão na consciência, se arregasse as mangas e se tente TENTE fazer alguma coisa para reverter a situação.

Beijocas grandes
OlgaM

Paula disse...

Olga,

A verdade é que se faz tudo para ajudar quem não vale a pena...
É a tristeza deste país.

Beijinhos

Paula disse...

Evanir,

Boas jornadas. Conta comigo.

=)

Teresa Santos disse...

Utena,

Continuas a ter responsáveis(?) (governo e não só!) profundamente hipócritas, inconscientes, etc., etc. E admiras-te da situação caótica a que o país chegou?

O que mais me doi - para além da lástima que é tudo isto -, é ver o que se está a fazer em termos de embrutecimento do povo.

Qual a intenção de passar durante horas, e horas, programas televisivos muitos deles absolutamente inqualificáveis?

Tens uma regressão verdadeiramente assustadora, em termos educacionais e culturais.

A "bomba" está a ser construída. É só uma questão de tempo...

Entretanto?

Entretanto (até quando?) resta-nos espernear!

Resolve alguma coisa?

Espernear é pouco. Ir além de...?
Quem sabe...

Beijinho.

Paula disse...

Teresa,

Vamos falando... pode ser que entre alguma coisa nestas cabeças de pedra nem que seja pela insistência.
Não sou nem és de desistir... por isso vamos andando.

Quem sabe as coisas mudam... já se costuma dizer que a esperança é a última que morre...pode ser...

Beijinho