terça-feira, 14 de junho de 2011

Não entendo... nem aceito

Existem certas coisas no nosso comportamento que nascem connosco… como se de um atestado de qualidade duvidosa ou não se tratasse!
Uma das coisas que penso que vêm de fábrica como um produto de origem para mim é a capacidade inata que todos temos uns para uma coisa, outros para outra!
Falo por exemplo na capacidade de ser actriz, de escrever, de ser bom em números… em musica… na mentira! Todos temos uma ou mais capacidade em nós que é inata… que fazemos sem a mínima dificuldade… sem o menor esforço.
Outras adquirimos com a vivencia… com a vida! Por exemplo a minha capacidade de ser cabra quando a vida me puxa o tapete e de ter me conseguir levantar sempre… mesmo quando a pancada me deixa zonza e com o estômago revoltado! Foi aprimorada com as dificuldades e os “acidentes de percurso” que encontrei na vida!
Engraçada essa dificuldade ou falso pudor que se sente quando digo sim sou cabra e com muito gosto! Não vaca… vacas são reles… falsas… submissas e ruminantes!
As cabras são agrestes… enfrentam as dificuldades as marradas e dizem tudo como os malucos doía a quem doer! Sem falsos sentimentos de pena… sem passar a mão pela cabeça!
Não o faço… digo a verdade! Sempre! Nua… crua… desprovida de confetti cor-de-rosa para ser mais fácil de ser engolida! A seco! Mas um segredo? Tenho sempre um copo de água á mão para ajudar quem me procura e quem não esta a espera de soluções enganosamente fáceis!
Depois temos os valores que aprendemos, quando somos suficientemente espertos para isso, de quem nos educa… de quem nos orienta na vida!
A nobreza de carácter… a capacidade de trabalho… a educação… o volume da voz… o comprimento dos passos… a postura numa conversa! Tudo se aprende observando quem esta do nosso lado amparando os nossos primeiros trémulos passos…
Tudo isto faz parte do que somos… tudo completa o pacote que se integra melhor numa ou noutra prateleira!
Alguns dos seus complementos posso não gostar… muitos critico… mas a verdade? Quase todos… aceito!
Aceito como exijo que me aceitem a mim… que não sou nem um pouco fácil de lidar! Que poderia encontrar em mim muitas vezes um meio-termo que permitisse que em tantas ocasiões a vida me fosse facilitada!
Acreditem não é fácil ser a Utena… para a própria Utena na maior parte das vezes… mas ter a incapacidade de ser engraxadora… de bajular chefias… de dizer meias verdades para animar meios humanos que vivem na carência de serem mimados e idolatrados faz com que portas se fechem e oportunidades se eclipsem! Não me arrependo! Pior… não aprendo a contornar essa minha incapacidade! Mas durmo todas as noites o sono dos justos! E isso vale alguma coisa não?
De tudo… de todas as virtudes… de todos os defeitos… de tudo aquilo que é mau para uns e bom para outros… a minha intolerância… a minha incapacidade de entender e até de controlar o meu feitio quando me deparo com ela é a facilidade com que as pessoas um dia são uma coisa e no outro dia… outra!
Levando isto ao cumulo do exagero e do ridículo não consigo entender como é possível para algumas pessoas na segunda gostarem de lasanha e ser o seu prato favorito e na terça o favoritismo passa para Migas com pasteis de bacalhau…
A capacidade que tem de mudar de personalidade, de atitudes, de ideias… de forma de agir é tal que muitas vezes me deixam com falta de ar… com sintomas claustrofóbicos…
È difícil para mim engolir isso… é difícil segurar a cabra que habita em mim e que faz questão de me lembrar com uma precisão irritante… frases ditas… atitudes tomadas… promessas assumidas… que se evaporam no ar como se fosse uma parte do ciclo da água… inevitável e necessária…
Porque hoje é uma coisa e amanhã é outra… total e completamente diferente!
Não consigo entender… e eu consigo entender quase tudo… mas para mim não se muda posturas com a mesma naturalidade com que se muda a roupa interior depois de um banho no fim de um dia de trabalho…
E quando isso é uma característica cada vez mais comum do mundo que nos rodeia… deixa-me agoniada… triste! Irritada e com muito pouca paciência para lidar com isso!
Porque eu sou sempre eu caramba! Sou eu de segunda a segunda… em cada hora do dia!
Posso ser cínica… fria… sarcástica! Posso ser briguenta… resmungona… ofensiva em certas tiradas!
Mas estou presente sempre! Nos bons… nos maus e até nos momentos assim-assim! Sempre igual… sempre fiel! Sempre…sem ses ou porquês! Sem perguntas e sem julgamentos!
Será assim tão difícil ser assim! Único no que se é!
Porque eu não consigo imaginar o trabalho que dá estar constantemente a mudar para puder agradar a Gregos e a Troianos convencidos que nos estamos a ajudar a nós… quando no meio desta merda desta salada russa… perdemos todos! Saímos todos magoados… ofendidos e pior que tudo… desiludidos!
Arre gentinha complicada!

23 comentários:

. disse...

Utena dear, isso é bem verdade, se tentarmos agradar a Gregos e Troianos acabamos infelizes. Na minha opinião, é impossível agradar a todos. E também é verdade que pessoas com personalidade própria (seja com o bom e o mau) são cada vez mais difíceis de encontrar. Parece que é mais fácil ser-se piolho; andar pela cabeça dos outros. ;)

Beijo grande* :)

Ana disse...

Entendo a tua irritação...porque a mim, também me enerva. E há uma coisa que para mim, é fundamental: coerência. Nos actos, nos atitudes, nas palavras.
Qualidade rara, nos dias que correm.
Beijos

Paula disse...

Olivia,

É caso para se dizer venha dai o Quitoso... =)

Beijo grande

Paula disse...

Ana,

A verdade é que se perde muito tempo a tentar agradar e ser o que os outros querem e não o que realmente sabemos ser!

Beijinhos

Pink Poison disse...

Este texto podia ter sido escrito por mim, aliás tenho alguns parecidos... É um peso sermos nós pois, nen tentam aceitar e muito menos compreender!

Especialmente Gaspas disse...

Temos de agradar a nós mesmos ;)

Paula disse...

Pink,

Ser verdadeiro, único não trás amigos como bem sabemos!
Mas somos como somos e isso é o que conta

Paula disse...

Especialmente.

Sem dúvida.

Beijo

Coisas de Feltro disse...

Eu detecto isso com alguma facilidade naquelas pessoas que, em conversa casual quando dão uma opinião e nós outra diferente, tentam subtilmente mudar a delas, como que para se chegarem a nós de uma forma completamente falsa.
O que eu embirro com isso!
Só para dizer que te entendo!
Bjinhos

Cacarol disse...

Eu acho que sou como tu mas olha que não ganho nada com isso...Cada vez me desiludem mais!Eu até já tentei mudar mas não consigo,é anti-natura.Beijinhos*

M. disse...

Já sabes a minha opinião:)

Gosto destes teus streap teases:) Haja quem o valorize...Melhor: que o reconheçam:)

Parte do errado está aí:)

Anónimo disse...

Não mudes NUNCA NUNCA NUNCA!!! Detesto as pessoas que descreves sonsas, hipocritas, falsas!! Antes todos fossem como tu, pessoas com caracter, determinadas, com principios morais!!! O mundo seria melhor!!
bjss,
OlgaM

Teresa Santos disse...

Pois!

Já me tinha apercebido que és uma espécie em vias de extinção!

E as extinções são sempre dolorosas.
Beijinho.

Álvaro Lins disse...

Irritada... depois de este excelente texto.)?!
Bjo

Nokas disse...

Temos que ser nós próprios...sempre!

Paula disse...

Coisas de feltro,
Cada vez mais isso acontece... por necessidade... por medo... porque não sabemos ser quem somos!
Falta caracter... e isso é que assusta

Paula disse...

Marisa,
Obrigada pelo convite irei visitar sim com todo o gosto
Beijinhos

Paula disse...

Cacarol,
Pessoas como nós nunca ganham.
Não mudes... és especial assim mesmo
Beijos

Paula disse...

M,
Começo a conhecer sim... acho que o problema esta em recearem-no... porque?
Isso gostaria eu de saber

Paula disse...

Olga,
O mundo é como é... a mim basta-me saber que estas desse lado e que gostas de mim como sou
Beijos enormes minha amiga

Paula disse...

Teresa,
Existe muita coisa em vias de extinsão... bora protejer a especie?
=)
Beijinhos

Paula disse...

Álvaro,
Sempre uma palavra simpatica e um doce elogio...
Irritada?
Não apenas cansada
Bjo

Paula disse...

Nokas,
Isso seria de facto o ideal