sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Na data diz 13... Alguém por aqui é supersticioso?

Muito se fala sobre esta data, muitas lendas religiosas e pagãs existem em redor do misticismo da sexta-feira 13...tantos filmes se fizeram sobre ela.
Assustadora e azarenta para uns... desejada por outros...indiferente a tantos.
Eu confesso-me aqui uma apaixonada pelo número... mais que pelo dia pois para muitos é significado de fim-de-semana coisa que já não usufruo alguns largos anos.
Gosto do 13 mais que não seja porque era o número que o meu pai usava quando jogava basquetebol... e se ele jogava bem!
Mas como vocês já se devem ter apercebido eu também não sou o que se considera normal pela maioria das pessoas...gosto de gatos pretos... não dou a volta se tiver de passar por debaixo de uma escada... evito no entanto as encruzilhadas em noite de lua cheia... embora seja fascinada pela lua em qualquer das suas faces.
Ao contrário de diferentes lendas esta tem a sua maior incidência na religião cristã...   e existem bastantes uma delas foi largamente divulgada com o livro "Código de Da Vinci"
Resumidamente trata-se daquela que teria sido numa sexta-feira 13 que o Rei de França Filipe IV junto com o Papa terá ordenado a destruição dos Templários e terá levado à fogueira os seus lideres.
Líder que terá lançado uma praga aos seus executantes que terá sido cumprida na data que foi profetizada...
Mas existem mais... Jesus Cristo terá sido supostamente crucificado numa fatídica sexta 13...ou que na última ceia eram 13, o que originou a lenda que ter 13 pessoas a mesa dá azar.
Ou mesmo que o diluvio teria tido o seu inicio também a esse dia.
Depois temos a lenda no judaísmo que diz ter sido nessa data que Eva deu a maça ao Adão e o tipo que era bem mandadinho a terá comido.
Dentro das pagãs temos a lenda nórdica, onde a Deusa da beleza Friga terá sido endemonizada e então todas as sextas se reunia com 11 bruxas e 1 demónio e partiam a fazer maldades aos mais incautos.
E depois temos a Nórdica bastante semelhante à Santa Ceia, reza a lenda que 12 Deuses foram convidados para um banquete e que Loki o Deus da discórdia apareceu sem ser convidado (o chamado penetra) que originou uma batalha tendo como consequência a morte de Balder o favorito dos Deuses.
No fundo todas bastantes similares entre si e tal como todos os crentes reclamadas como verdadeiras... no fundo a base similar esta lá e como diz o ditado:" Existe numa lenda sempre um fundo de verdade!"
Por isso...supersticiosos ou não levem o dia como devem levar todos os dias... com alegria e paz no coração mas pelo sim pelo não?
Sempre com atenção as coisas que passam ao vosso redor... se for prejudicial para terem tempo de se desviar dela... se for favorável como encontrarem na esquina a vossa outra metade de maça para a agarrarem e depois não largarem mais... pelo menos assim nunca poderão invocar a famosa frase:
"Livra isso é que foi azar!"
Namasté

8 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito!
Tenho sempre muito interesse em descobrir o que está por trás de tradições, rituais e até mesmo provérbios e expressões que usamos no nosso dia a dia. Por isso um bem haja pelo teu texto, conhecia algumas das ditas origens do temor em relação a este dia, mas outras não! :)
E para além disso está muito bem escrito, menina bloguista :)
beijinhos,
OlgaM
PS: e não, não sou supersticiosa, mas.....pelo sim pelo não uso a expressão que mencionas (quando é preciso, lol).

Paula disse...

Olga,

Tinha um professor que me dizia muitas vezes que azar vem de azelha...
Certas coisas não se evitam outras nada como estar com atenção.

Obrigada pelo elogio

Beijinhos

Teresa Santos disse...

Ora bem!...
Se não fosses tu nem me lembrava que hoje é dia 13.

A única situação (superstição?) que me causa um certo desconforto é a que remete para as 13 pessoas à mesa.
Porquê esta? Vá lá saber-se...

Mas ensinaste-me uma coisa engraçada.
Foi no dia 13 que a Eva deu a maçã ao Adão? Tão tonto, o Adão, tão tonto que a trincou!
Mas sabes? Estou convencida que isso teria acontecido em qualquer dia do mês!

Beijinho.

P.s. Gatos pretos?
Pretos, brancos, amarelos, seja qual for a cor são lindos.

Paula disse...

Teresa,

Diz a lenda que sim.. se é verdade ou não, não sei...

E os gatos são lindos sim... em qualquer cor e em qualquer dia.

Beijinho

Unknown disse...

Eu gosto do 13 porque gosto de ouvir as pessoas (e como elas são tantas, caramba...) dizerem "treuze". XD

Paula disse...

Fire,

E eu a pensar que ias contra argumentar com o teu lado religioso... e na volta foste apenas ruim... reformulo muito ruim lol

Beijinhos

. disse...

Hahahah!! O que me ri com o comentário do FireHead! :P

Eu não sou nem um bocadinho supersticiosa. Sexta-feira 13, é um dia igualito aos outros (excepto quando me sair o Euromilhões, claro!) :]]

Beijinhos minha riqueza*

Paula disse...

Olívia,

O Fire tem umas piadas giras tem =)

Beijinhos minha querida